Penafiel 67
67
03/04/978
- A criança tem prazer em escrever se quem a lê tem prazer na sua leitura.
- Não se pretende passar da matemática da alienação para a alienação da matemática. Pretende-se “construir” uma matemática que seja o reflexo das relações quantitativas entre os objectos e as pessoas.
- Generalizar o conceito de número é saber que uma determinada fórmula – 6+5 – traduz situações concretas de vida as mais variadas.
- Uma actividade interessante será criar uma “história” à volta de uma determinada fórmula – 2x7.
- Jogar o número “quantidade” com o símbolo “qualidade”.
- De mãos dadas
Vão na procissão
Muito alinhadas
Passo certo ou não.
Vai o filho mais velho
Com a sua bandeira -----------------1
A abrir a procissão
De uma certa maneira
A servirem-lhe de pajens
Duas manas donairosas
Com a sua bandeira -------------------2
Coroada com duas rosas.
Logo atrás vêm
Três palhaços aos tropeções.
Com a sua original bandeira -----------3
Fazem rir as multidões.
Cinco solteirões mal
Encarados, rezingões,
Com a sua bandeira ---------------------5
Levam tudo aos empurrões.
Cuidado, muito cuidado,
Gritaram quatro criancinhas
Levantando a sua bandeira. -------------4
Não gostaram das gracinhas.
Muito tristes,
Muito zangadas,
Saem da procissão
De caras levantadas.
Zé Onofre